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BTTistas e seguidores deste blogue.

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Esperando que o nosso/vosso blogue, possa vir a ser útil no melhoramento e conhecimento deste desporto que é o BTT.

Nos post seguintes, vamos definir os "PALAVRÕES" utilizados pelos praticantes e conhecedores da modalidade ciclismo.


Estes são pontos interessantes, vai ser através deles que vamos dar a conhecer um pouco mais sobre a modalidade.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Caros BTTistas e seguidores desde blogue.

Nos Posts seguintes, vamos dar algumas dicas relativas à manutenção dos equipamentos das nossas bikes.

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“Afinação de mudanças”

Este é um tema que deve ser tido em atenção, para evitar o desgaste prematuro do equipamento, e assim aumentar o tempo de vida útil do material como o da bicicleta em geral.

Para começar, tudo deve estar devidamente limpo e lubrificado, só assim as mudanças ficarão devidamente afinadas.




1º passo

Verifica os limitadores de acção do desviador, são os dois pequenos parafusos presentes nos desviadores ( foto 1 e 2), o "H" high) limita a acção do desv. na mudança mais alta , na mudança de trás este parafuso deve ficar posicionado de maneira ue a roldana de cima do desv. fique alinhada com o carreto mais pequeno, e na mudança da frente fazer com que a corrente não saia para fora da pedaleira. O "L" (low) limita a acção do desv. na mudança mais baixa, na mudança de trás este parafuso deve fazer com que a roldana de cima fique alinhada com o carreto maior, na mudança da frente o limitador deve fazer com que a corrente não passe para o lado de dentro da pedaleira, ficando entre esta e o quadro da bicicleta.

2º passo

Existem dois tipos de desv. traseiro, o normal e o invertido, no normal o desv. está recolhido e começa-se a afinar a partir da mudança mais alta (carreto pequeno), no invertido o desv. está esticado, começando-se a afinar na mudança mais baixa (carreto maior).Começamos então a afinar, fazer a corrente passar por todos os carretos e pratos pedaleiros, se a corrente não subir para as mudanças mais baixas, há que dar tensão ao cabo (foto 3) para que a mesma suba sem problemas, e sem ruído algum, posteriormente se a corrente não descer, temos que eliminar a tensão em excesso do cabo, isto no caso de um desv. normal, no invertido o processo é o oposto, se a corrente não desce dá-se tensão ao cabo e assim sucessivamente até ficar bem afinado. No desviador da frente, se a corrente não passar bem para os pratos pedaleiros maiores, dá-se tensão ao cabo (foto4), se não descer tira-se a tensão em excesso, mas se mesmo assim as mudanças não entrarem correctamente, no prato grande, ou no mais pequeno, desaperta um pouco os limitadores.

2 comentários:

  1. Olá "rapaziada" das bikes

    Vejam este blogue e a noticia que este "nosso companheiro" vai passar por Campo Maior.

    Façamos-lhe uma surpresa apoiando-o.

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  2. Não colei o link.

    http://100diasdebicicletaemportugal.blogspot.com/

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