Nos Posts seguintes, vamos dar algumas dicas relativas à manutenção dos equipamentos das nossas bikes.
--------------------------------------------------------------
“Afinação de mudanças”
Este é um tema que deve ser tido em atenção, para evitar o desgaste prematuro do equipamento, e assim aumentar o tempo de vida útil do material como o da bicicleta em geral.
Para começar, tudo deve estar devidamente limpo e lubrificado, só assim as mudanças ficarão devidamente afinadas.
Verifica os limitadores de acção do desviador, são os dois pequenos parafusos presentes nos desviadores ( foto 1 e 2), o "H" high) limita a acção do desv. na mudança mais alta , na mudança de trás este parafuso deve ficar posicionado de maneira ue a roldana de cima do desv. fique alinhada com o carreto mais pequeno, e na mudança da frente fazer com que a corrente não saia para fora da pedaleira. O "L" (low) limita a acção do desv. na mudança mais baixa, na mudança de trás este parafuso deve fazer com que a roldana de cima fique alinhada com o carreto maior, na mudança da frente o limitador deve fazer com que a corrente não passe para o lado de dentro da pedaleira, ficando entre esta e o quadro da bicicleta.
2º passo
Existem dois tipos de desv. traseiro, o normal e o invertido, no normal o desv. está recolhido e começa-se a afinar a partir da mudança mais alta (carreto pequeno), no invertido o desv. está esticado, começando-se a afinar na mudança mais baixa (carreto maior).Começamos então a afinar, fazer a corrente passar por todos os carretos e pratos pedaleiros, se a corrente não subir para as mudanças mais baixas, há que dar tensão ao cabo (foto 3) para que a mesma suba sem problemas, e sem ruído algum, posteriormente se a corrente não descer, temos que eliminar a tensão em excesso do cabo, isto no caso de um desv. normal, no invertido o processo é o oposto, se a corrente não desce dá-se tensão ao cabo e assim sucessivamente até ficar bem afinado. No desviador da frente, se a corrente não passar bem para os pratos pedaleiros maiores, dá-se tensão ao cabo (foto4), se não descer tira-se a tensão em excesso, mas se mesmo assim as mudanças não entrarem correctamente, no prato grande, ou no mais pequeno, desaperta um pouco os limitadores.
Olá "rapaziada" das bikes
ResponderEliminarVejam este blogue e a noticia que este "nosso companheiro" vai passar por Campo Maior.
Façamos-lhe uma surpresa apoiando-o.
Não colei o link.
ResponderEliminarhttp://100diasdebicicletaemportugal.blogspot.com/