-O firma pé é um acessório composto de uma cinta com fivela especial e um suporte em forma de "U" deitado que são colocados nos pedais comuns.-Existem também pedais mistos de um lado possui o encaixe tipo SPD e do outro uma plataforma como nos pedais tradicionais.
O que apresenta melhor preço e mais adequado é o modelo 520 da Shimano, funciona bem com lama e tem um preço bem acessível, foto ao lado.
-O pedal de encaixe, mais conhecido como SPD (Shimano Pedaling Dinamics), necessita de uma sapatilha especial que tem na sola um taquinho de metal que fixa no pedal.
-Existem também os modelos Egg Beater (batedor de ovos), mas tem um custo muito elevado e o taquinho de metal gasta-se muito rápido.
Firma pé versus SPD
A diferença de preço entre os dois é um exagero. O SPD mais sapatilha fica, no mínimo, 10 vezes mais caro que o firma pé.
A performance do SPD é fantástica. Com ele sentes que as tuas pernas e pés fazem parte da bicicleta com um pedalar redondo, onde podes pressionar e puxar os pedais com toda a firmeza.
O desencaixe dos pés no SPD é mais rápido e fácil que no firma pé.
No firma pé, para teres maior performance, é preciso apertares bem a cinta, porém num trilho crítico ou quando vás colocar os pés no chão é necessário desapertá-lo antecipadamente e esta operação, de apertar e desapertar, é feita manualmente.
No SPD tudo se faz sem contacto manual.
A únicas situações em que o SPD perde para o firma pé é no barro, na lama e na areia. Nestas condições fica difícil o engate e o desengate, mas se não estiveres em competição, sempre podes parar a qualquer momento, fazer uma limpeza rápida o que soluciona o problema.
Sem comentários:
Enviar um comentário