
- O eixo pedaleiro pode ter 3 ou 2 pratos;

- A cassete na roda traseira, pode ter 7, 8,9 e até mesmo 10 carretos;

- A corrente sendo um dos componentes da bike sujeito a um maior desgaste, recomendamos sua compatibilidade com a cassete e os pratos do pedaleiro da respectiva transmissão.
Com diferentes combinações de relações de transmissão é possível adaptares o esforço e a velocidade ao terreno encontrando assim o ritmo que desejas, mas deves sempre ter em conta que a afinação e limpeza condicionam sempre o funcionamento da transmissão.
Deves ter alguns cuidados com a transmissão, não deves fazer cruzamentos muito forçados da corrente, isto é, por exemplo, combinar o prato mais pequeno da roda pedaleira com os três carretos mais pequenos do eixo traseiro, o que faz com que a maior fricção entre as peças desgaste anormalmente a corrente e dentes dos pratos e carretos.

No esquema à esquerda temos três possibilidades para melhorares o funcionamento da transmissão:
1-No primeiro prato, mudanças leves, para enfrentares subidas ou obstáculos complicados, lembra-te que é melhor engrená-las antes de começar;
2-No segundo prato, mudanças para rodares a direito ou em subidas pouco acentuadas com um ritmo médio;
3-No terceiro prato, relações mais pesadas para enfrentar descidas com capacidade de resposta a obstáculos a um ritmo rápido e sprints.
Sem comentários:
Enviar um comentário