O verdadeiro truque é descobrires exactamente qual a melhor pressão e a mais adequada, dos pneus que tens montados na tua bike, em condições normais.
Depois de descobrires, podes então ajustar a pressão correcta, quando andas em trilhos ou terrenos diferentes inclusive em estrada.
Uma das maneiras que podes chegar a pressão correcta é:
-Utilizares um manómetro bom e confiável, ou uma bomba com um medidor de pressão. Tenta usar sempre a mesma bomba nos ajustes, porque os indicadores são notoriamente imprecisos, logo se mudares a bomba ou o manómetro podes vir a alterar os valores, tornando as coisas muito mais difíceis.
Começa com uma maior pressão, 40-50 psi (3-3,5 bar) para pneus de 2,2-2,3 cm.
Para sistemas tubeless, começa bem menor de 30 a 40 psi.
Quando colocares essa pressão nas tuas rodas, dá um passeio para verificares e experimentares a pressão por algum tempo, assim vás ter uma ideia, de como os pneus se vão portar em curvas e em terra solta, quando estão com maior pressão.
Agora, retira 5 psi (0,35 bar) de pressão em cada pneu, volta a dar um passeio para verificares esta nova pressão, vás notar a diferença desta nova configuração com a configuração anterior e compará-la.
Deves sentir alguma melhora, no contacto do pneu com o chão e mesmo, um pouco mais de estabilidade. Se não notares nenhuma diferença, baixa mais 5 psi (0,35 bar).
Assim vais encontrar a pressão mais baixa dos teus pneus sem os sacrificares na sua resistência. Se for o caso de bateres em algum objecto que comprima a pneu a ponto, do pneu e câmara-de-ar ficar literalmente presa, entre o objecto e o aro da roda, ou o pneu sofre um belisco. Se isso acontecer, coloca mais pressão no pneu em pequenos intervalos.
Até obteres uma pressão a teu gosto.
Lembra-te que…
Menor pressão - maior tracção na escalada, maior equilíbrio e resistência.
Maior pressão – maior velocidade, melhor controlo e agilidade.
-Outra das maneiras que podes conseguir uma pressão correcta é, optares por ter um equilíbrio. Sabendo que, 5 bar é um exagero e menos de 3 também.
Vás seguir a tabela, para assim te poderes regular.
*Começa sempre com 40 psi
Depois, segue…
*Pneus menores que 2.0 cm + 5 psi
*Trilhas secas e com pedras + 5 psi
*Andando rápido + 5 psi
*Andando devagar - 5 psi
*Trilhas arenosas - 5 psi
*Trilhas molhadas com raízes e pedras - 5 psi
*BTTistas com mais de 80kg + 5 psi
*BTTistas com menos de 80kg - 5 psi
Equivalência de bar/psi
100 KPa = 1 bar = 14.5 psi
Sem comentários:
Enviar um comentário