Especificando... Vamos verificar se na bomba de travão existe muita folga entre o disco a as pastilhas (calço), se isso se confirmar, o travão está desafinado.
Vamos utilizar uma chave 4 ou 5 mm, para rodar o parafuso que se localiza na parte lateral da bomba de travão, rodamos no sentido dos ponteiros do relógio ½ volta, para movimentarmos o apoio da pastilha (calço) mais perto do disco e assim diminuir a folga existente entre eles.
Vai facilitar quando for rodar o parafuso de afinação no manípulo do travão.
Faz girar a roda, vais verificar se o disco roça nas pastilhas, se roçar tens que fazer o inverso.
A manutenção deste tipo de travão é feita através da correcção de folgas e no desgaste das pastilhas.
Um pano seco para uma boa limpeza.
Limpar o disco e o cabo do travão, colocar uma ou duas gotas de óleo lubrificante mas, só mesmo no cabo de travão, para que este possa deslizar perfeitamente na bicha e assim teres um contacto entre o manípulo e a bomba de travão, para que eles funcionem na perfeição.
Sem comentários:
Enviar um comentário